top of page
Vânia Meira de Souza - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Julho 2015

"Quero registrar meu carinho e apoio a toda esta gente linda que abraçou a causa e colocou pra funcionar esse mercadinho que é tudo de bom que a Serra precisa...Ele veio concretizar a força da união, o milagre da multiplicação e dizer que"tudo vale a pena se a alma não é pequena" Que ele seja o primeiro de tantas outras coisas que virão. É a esperança de que o mundo ainda não está perdido...Parabéns e muita Luz e Bênçãos de Deus. A Associação Comunitária continua de braços abertos para apoiar outras iniciativas que implicam em benefícios para a comunidade."

Juarez Dayrell - Facebook do Mercadinho

Belo Horizonte, Julho 2015

 

"Boa demais esta ideia. Conte conosco na sua divulgação. Bjos"

AMANU - Educação, Ecologia e Solidariedade - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Julho 2015

 

"Em breve vamos fazer contato com vocês para pensarmos como fortalecer nossas ações em conjunto, um viva aos agricultores de toda a região da Serra do Cipó! E parabéns pela iniciativa também, está lindo o Mercadinho!"

Marcilene Freitas - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Julho 2015

 

"Parabéns estavamos precisando de coisas boas!"

Maria Alice Azevedo - Facebook do Mercadinho

Belo Horizonte, Julho 2015

 

"Que lindo!!! Parabéns e muito sucesso!!!"

Fernanda Santos - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Julho 2015

 

"Inauguração do Mercadinho Tá Caindo Fulô!!! Teve bão!!! Parabéns a todos os expositores, pelo empenho e pela qualidade de seus produtos!!!"

Ecomuseu do Cipó - Facebook do Mercadinho

Jaboticatubas, Julho 2015

 

"E essa iniciativa? Boa demais, Benza Deus! Saúde para todos!"

Ana Paula Caldeira - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Julho 2015

"É hoje a inauguração do Mercadinho Tá Caindo Fulô!!!
Um espaço para a comunidade oferecer o que tem de melhor a si mesma: sabores, saberes e arte!!!
Muito orgulho dos novos rumos que a Serra do Cipó está tomando e muita felicidade por fazer parte deste momento!
Venham todos!!! Vai ser lindo!!"

Nayara Morais - Facebook do Mercadinho

Belo Horizonte, Julho 2015

 

"Que alegria!!!! Novidade maravilhosa!!! Parabéns Serra do Cipó pelas transformações realizadas e pelo que está por vir."

SETUR Serra do Cipó - Facebook do Mercadinho

Santana do Riacho, Julho 2015

 

"Parabéns pela iniciativa, como já sabem, contem conosco da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho e também com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), com o CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e principalmente com oFórum de Desenvolvimento Regional da Serra do Cipó , e que esta iniciativa seja apenas o início de varias outras e que sirva de insumo para o incremento e fortalecimento das feirinhas municipais realizadas em Santana do Riacho sede, Distrito da Serra do Cipó e Povoado da Lapinha da Serra."

Massimo Buiu - Pessoalmente 

Serra do Cipó, Julno 2015

 

"Muito importante voltar para a terra, dar para juventude um trabalho, horta para eles cuidarem e sobreviverem dela. "

Regina Vale - Email do Mercadinho

Belo Horizonte, Julho 2015

 

"A criação do Mercadinho Tá Caindo Fulô na Serra do Cipó foi uma iniciativa de muita lucidez, num momento planetário onde a escassez de recursos naturais é um fato preocupante.

 

Como nos dizem as vozes dos movimentos sociais, bases de subsistência como o alimento, a água e a energia são tratadas como “mercadorias” que garantem lucros exorbitantes para poucos e enormes prejuízos para todos. Os propósitos dessa ‘elite global’ financeira esta em rota de colisão com os anseios de um ser humano mais livre, mais sadio, mais feliz e autossuficiente. A causa não é da escassez de recursos físicos e biológicos do planeta, mas da ambição, egoísmo e ignorância do sistema econômico que os processa e distribui.

 

Empresas e indivíduos agem como se fossem isolados e não párticipes de uma grande rede de vida planetária. Mas há uma outra forma de crescimento que enfatiza a rede e não o indivíduo, onde se aprofunda e se eleva o nível de comunicação e consciência de cada indivíduo que  a constitui. A Natureza evolui numa rede solidária, trocando, construindo e renovando perpetuamente a vida de todos os seres. Nossa responsabilidade esta em discernir com clareza quais foram os resultados do tipo de progresso que nos ofuscou a visão para o óbvio: a perpetuação da vida. A sabedoria está em sabermos reverenciar e imitar a Natureza em nossas ações e assim, perpetuar a nossa história.

 

Nós que dependemos da Terra para receber a luz do Sol, inspirar o Éter do ar, beber a água da Fonte e nos nutrir com seus frutos e sementes, estamos mesmo muito preocupados. Saber que os recursos naturais estão escassos nos levam à reflexão, à necessidade de tomar uma postura em relação à nossa sobrevivência, escolher caminhos alternativos e entrar em ação.

 

Tá Caindo Fulô é essa ação. Um pensamento lúcido e solidário que convergindo forças, concretizou o mercadinho.

 

Solidariedade pulsa na essência de Tá Caindo Fulô. Assim, mantendo viva a chama dessa  palavra síntese, seu destino estará sempre fluindo na Paz, na Alegria e na Prosperidade".

Lucimara Cunha - Facebook do Mercadinho

Belo Horizonte, Agosto 2015

 

AS FLORES DO CÉU

Ontem estive pela primeira vez no Mercadinho da Serra.
Ficou lindo o espaço da Padaria da Associação. As chitas deram um colorido todo especialà decoração do local. Deram vida.
Legumes, verduras, biscoitos e uma infinidade de produtos.
José Roberto é um menino que vi nascer. Quando ele nasceu os tempos na Serra eram outros. Vi-o entregar garrafas de leite enviadas por sua família para serem vendidas. E pensei : o mundo Zé Roberto mudou. Havia um brilho no sorriso lindo que ele me deu, ao abraçar-me. Sorriso de quem tem esperança e é esperança no que ajuda acontecer.Naquele abraço senti um gosto de vida se frutificando.
O amor,a alegria da comunhão está estampado ali. A alegria real dos pequenos.
Vi nos olhos de quem produz a alegria da partilha, da valorização do seu
trabalho. Partilha do seu coração, da sua capacidade de unir, de construir, ser luz em meio à escuridão.
As pessoas que lá estavam comprando ao sairem da reunião do Fórum e eram de fora, tinham dificuldade em sair do local.. Descobriam a todo momento algo novo e se interessavam em comprar mais.
E a singeleza do lugar e a oferta de vida saudável agregavam-nas.
Vi os produtos da Chef Jacqueline ( marca Petras), empresária e os produtos da Edna, uma agricultora simples juntos, convivendo ali em perfeita harmonia.O grande e o pequeno unidos pelo mesmo objetivo, na mesma alegria. E este é o verdadeiro crescimento, o verdadeiro desenvolvimento, a verdadeira Nação.
O Brasil do futuro ali não é utopia, é realidade, é construção .
Ali está o Brasil reação. Vitorioso Brasil, que trabalha, que se ocupa, que acredita, que constrói.
Mercadinhos existem muitos, mas aquele é diferente: Nele cai mesmo Fulôs e Fulôs do C
éu.

Maria Auxiliadora Guimarães - Facebook do Mercadinho

Belo Horizonte, Agosto de 2015

 

"O mercadinho tem um astral maravilhoso. São muitas pessoas que ali expõem seus trabalhos e produtos hortifrutigranjeiros e fico muito feliz por ser uma delas. Quando for à Serra do Cipó não deixe de fazer uma visita. Somente produtos orgânicos. Adoro este espaço."

Edineia Ramalho - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Outubro de 2015

 

"Estou sempre feliz com o Mercadinho Tá Caindo Fulô! Amor verdadeiro!!!

Felipe Pitt - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Agosto de 2015

"Quero agradecer com muito carinho ao Mercadinho Tá Caindo Fulô pela exposição das minhas telas! Fico muito contente em fazer parte de um grupo cheio de pessoas brilhantes!!!

Abraços, Deus abençoe a todos!!

Grato"

Escola Estadual "Dona Francisca Josina" - Facebook do Mercadinho

Serra do Cipó, Novembro de 2015 

 

"Muito bom poder vivenciar com alunos e professores a prática de uma economia que traz tantos benefícios para o ambiente que está inserida. [...] Nossa gratidão a todos que fazem parte do Mercadinho Tá Caindo Fulô e colaboraram para essa experiência ficar ainda mais rica com os chup-chups de manga."

DEPOIMENTOS

Aramita - pessoalmente
Serra do Cipó, fevereiro de 2017 

“A gente só tinha a renda quando achava um serviço, agora com o mercadinho nós temos renda toda semana. Além de fazer novas amizades, conhecer mais pessoas, trocar experiências.”

Valéria - pessoalmente
Serra do Cipó, fevereiro de 2017

“Com o mercadinho a minha alimentação ficou mais saudável, aqui o serviço é bacana porque eu posso cozinhar com os produtos do mercadinho, aqui aprendi mais coisas, adquiri o conhecimento.”

“O mercadinho somos nós! Nós sem o mercadinho não somos ninguém e o mercadinho sem a gente não é nada. Somos nós que damos vida, força e alegria a este espaço. O companheirismo que vemos aqui é muito bom. Quando eu chego aqui a minha vida é outra. Estou bem satisfeita, é um espaço de encontro e fortalecimento da nossa autonomia. Aqui estou trabalhando e descansando ao mesmo tempo. A gente ta sabendo que a caminhada é certa.”

Néia - pessoalmente
Serra do Cipó, fevereiro de 2017

“Agora a produção é de acordo com a demanda, diminuiu a perda de mercadorias, são menos produtos estragando. Tivemos um aumento da renda mensal. Atingimos um maior numero de pequenos produtores com uma diversidade grande de produtos. A família do produtor está sempre associada aos trabalhos o que acaba gerando uma renda maior para todos. Foi muito bom o trabalho de instrução que está sendo feito com o produtor rural (atualização dos tipos de plantio, na forma de tratar das plantas sem agrotóxico, usando produtos naturais e homeopáticos).”

Chicão - pessoalmente
Serra do Cipó, fevereiro de 2017
bottom of page